A iniciativa, criada pelo Festival Internacional de Literatura de Berlim, na Alemanha, reúne inúmeras organizações culturais de todo o mundo e as intelectuais Gabriela Aguirre, Roció Benítez, Daria Larisa Juárez e Rafaela Volta, da nação azteca e da nação inglesa Mererid Hopwood.
O programa inclui também o workshop de criação de contos em que Alfredo García Servín, autor de mais de 30 livros, compartilhará algumas de suas produções e técnicas de narrativa oral e uma discussão com o historiador, escritor e jornalista alemão Philipp Blom.
Literato com inúmeras obras dedicadas à história, ensaios e romances traduzidos em 16 línguas, Blom falará sobre seus dois textos mais recentes O Motim da Natureza, de 2020, e O que está em jogo, de 2021, relacionados às variações climáticas e seus impactos sobre vida na Terra.
A agenda também inclui um intercâmbio com a espanhola María Dueñas, autora do êxito editorial El tiempo entre costuras, de 2009; bem como quatro romances, incluindo Sira, de 2021, ambientada nos anos após a Segunda Guerra Mundial e com cenários em Londres, Jerusalém, Madri e Tânger.
Do escritor e padre Pablo d´Ors, chega ao Hay Festival Querétaro o livro Biografia da Luz, a partir da vida de Cristo e do Evangelho, da narração da existência e das palavras de Jesus e do cumprimento da promessa feita por Deus a Abraão, Isaac e Jacó.
Outra das iniciativas propostas foi a oficina Cositas, personagem criada pela artista Alma Gómez, coordenada pela historiadora da arte Gina Jaramillo, criadora também de textos infantis como O sonho de Andrés, de 2019 e Cositas y Duna, Uma aventura na terra, 2021.
jcm / dgh / hb