23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Luta mundial contra a fome sofre revés por pandemia

Luta mundial contra a fome sofre revés por pandemia

Nações Unidas, 5 set (Prensa Latina) A luta global contra a fome hoje sofre um tremendo retrocesso como resultado da pandemia de Covid-19 e agora é urgente evitar uma crise de insegurança alimentar global, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o texto apontava que em um planeta com comida suficiente para todos, existe a ameaça de uma grande fome e só juntos é possível enfrentar o problema.

Mais de 800 milhões de pessoas no mundo estavam desnutridas em 2020, o que representa uma em cada dez, de acordo com dados das Nações Unidas compartilhados por Guterres naquela plataforma de microblog.

Embora a ONU continue trabalhando com os países para erradicar a fome até 2030, a pandemia é um grande retrocesso para atingir essa meta, de acordo com estudos recentes.

O último relatório do organismo multilateral sobre segurança alimentar e nutrição alerta que a fome disparou em meio à pandemia e a escassez de alimentos deixou cerca de 10% da população mundial desnutrida.

De acordo com o relatório apresentado em julho passado, a crise da fome se agravou dramaticamente devido à crise de saúde.

Atualmente, detalha o documento, mais da metade dos desnutridos vivem na Ásia, mas o aumento mais pronunciado da fome foi registrado na África.

De 720 a 811 milhões de pessoas passaram fome em 2020 e agora é preciso transformar os sistemas agroalimentares para que todos tenham acesso aos alimentos, destaca a pesquisa.

O relatório ‘O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo’, compilado anualmente por várias agências da ONU, observa que a fome já começou a aumentar lentamente de 2010 a 2015.

Mas no ano passado, ‘a fome disparou tanto em termos absolutos quanto proporcionais, ultrapassando o crescimento populacional’.

Vários elementos levaram a isso, indica o texto, incluindo conflitos e crises climáticas, bem como a baixa produtividade e cadeias de abastecimento de alimentos ineficientes que aumentaram o custo dos alimentos.

Da mesma forma, destaca que o agravante foi a pandemia de Covid-19, que paralisou as economias de muitas nações e atualmente tem maior impacto nos países mais vulneráveis, especialmente na Ásia e na África.

jcm / ifb / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES