Em uma declaração oficial, a FIFA advertiu que seus órgãos disciplinares avaliarão o que aconteceu e anunciarão sua decisão no tempo devido.
No dia anterior, a partida entre Brasil e Argentina em São Paulo foi inesperadamente suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alegando o não cumprimento dos protocolos de saúde por quatro jogadores da equipe visitante.
Segundo a Anvisa, quatro jogadores argentinos que jogam em clubes do Reino Unido violaram os protocolos de saúde estabelecidos para entrar no Brasil, o que significou que eles tiveram que deixar o país sul-americano.
O presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, saiu após o incidente e esclareceu que a equipe nacional nunca violou o protocolo acordado.
‘Todos eles foram cumpridos. Parece-me que não podemos falar de mentiras ou qualquer outra coisa. Há uma legislação sanitária na qual são jogadas as datas da FIFA’, disse Tapia à TyCSports.
O site Globoesporte informou que houve um acordo entre o governo federal, a Confederação Brasileira de Futebol e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para permitir que os quatro participassem da partida.
O compromisso era que eles deixariam o país logo após o jogo. Mas assim que a partida começou, os oficiais entraram em campo e pararam o jogo e todos os argentinos retornaram ao vestiário.
mgt/rws/vmc/gdc