De acordo com uma declaração da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA), seis meses após a chegada ao planeta vermelho, a engenhosidade completou a viagem no dia anterior, durante a qual subiu a uma altitude de oito metros, quatro metros abaixo da viagem anterior.
Também viajou cerca de 210 metros em cerca de 161 segundos, voando a 3,3 metros por segundo.
A engenhosidade, a primeira aeronave motorizada com voo controlado em outro mundo, tirou 10 imagens em direção ao sudoeste através da área conhecida como Seitah para explorar uma área de afloramentos que foram vislumbrados nas fotos na direção oposta do voo 12, disse a NASA.
As fotos focalizaram um determinado cume e seus afloramentos, e com elas, o helicóptero já tirou 72 imagens coloridas de 13 megapixels e 1.390 imagens de câmera de navegação em preto-e-branco.
De acordo com os gerentes de missão, as fotos sobrepostas de uma altitude inferior devem fornecer informações valiosas para os cientistas Perseverance e planejadores de rover.
A engenhosidade, que é 49 centímetros e pesa cerca de 680 gramas no planeta vermelho, equivalente a cerca de 1,8 quilo na Terra, pousou com segurança na superfície marciana no início deste ano, após seu voo autônomo.
ga/cdg/bm/gdc