Disse que, como já começou, não pode dar detalhes, mas lembrou que o México recebeu 12,5 bilhões de dólares na distribuição dos Direitos de Saque Especiais, feita pelo Fundo Monetário Internacional, e estes são verbas que serão utilizadas pelo Tesouro para pagar as dívidas.
Existe sigilo bancário no processo de reestruturação, que é para o bem das finanças públicas, e por esta razão, nenhum detalhe pode ser dado, mas posso dizer que a Pemex não está à deriva, não é como qualquer outra empresa, porque é uma empresa nacional, assim como a Comissão Federal de Eletricidade (CFE), disse o presidente.
Há alguns dias, o jornal La Jornada publicou que, para o restante da atual administração, a Pemex terá que enfrentar pagamentos de uma quantia equivalente a um em cada três dólares de sua dívida atual.
Em termos específicos, isto significa que a empresa petrolífera terá que fazer reembolsos de dívidas de 36,5 bilhões de dólares entre 2021 e 2024, de um total de 114 bilhões de dólares em dívidas atuais, o jornal citou fontes da Pemex como dizendo.
Por sua vez, López Obrador insistiu em suas denúncias sobre a privatização da empresa mais produtiva do país e denunciou que, por este meio, eles a transformaram em algo como qualquer outro e lhe deram o mesmo tratamento que a British Shell, ou Iberdrola, da Espanha, razão pela qual eles criaram mecanismos para limitá-los e assediar a ambos.
O Instituto da Concorrência impediu o crescimento de ambos, ao mesmo tempo em que beneficiou empresas privadas estrangeiras, disse ele.
Lembrou que seu governo introduziu recentemente uma iniciativa de reforma para melhorar a estrutura jurídica da Pemex e da CFE, e o Instituto apresentou uma liminar contra ela para beneficiar o capital estrangeiro privado.
Agora, disse ele, o executivo protege a Pemex e a CFE, e eles não são mais iguais às empresas privadas, ‘eles realmente pertencem à nação e não pode haver interesse privado ou de grupo acima do interesse nacional’.
A Pemex pertence aos mexicanos e sua dívida é soberana, ao governo, ao tesouro, reiterou ele.
Não é possível, explicou ele, realizar uma delimitação e afetar a Pemex, e isso ajuda muito porque as taxas de juros eram mais altas que qualquer outra e é isso que estamos retificando e, ao mesmo tempo, retirando subsídios a empresas privadas para não continuar prejudicando o consumidor final.
mgt/lma/bm/gdc