Com estes resultados, a esfera tornou-se a terceira atividade que mais cresce em toda a economia do país, disse Peña ao chefiar um evento da Associação das Indústrias da República Dominicana, realizado nesta capital.
A vice-presidenta considerou que esta nação é ideal para a instalação e expansão do investimento estrangeiro no setor manufatureiro local e destacou que possui uma economia com bases macroeconômicas sólidas, posicionando-se como líder de crescimento na região.
Da mesma forma, afirmou que graças ao alcance deste pujante segmento da economia, os produtos industriais do país chegam a mais de 150 mercados internacionais, um exemplo de que o produto feito neste território é muito procurado no mundo.
Por outro lado, afirmou que ‘a indústria manufatureira dominicana gera mais de 435.000 empregos diretos e indiretos e é a segunda atividade econômica com maior geração de empregos com ecossistemas sólidos já consolidados’.
Expressou estar convencida da necessidade de trabalhar em conjunto entre os setores público e privado, pois para termos um desenvolvimento industrial sustentável, ‘precisamos de um Estado que acompanhe, regule e crie condições para o crescimento’.
Em outro momento do evento, o ministro da Indústria, Comércio e MPMEs, Víctor Bisonó, afirmou que o setor é sinônimo de resiliência, empregos formais e de qualidade.
Ele também destacou que as vendas de manufatura local para zonas francas no primeiro semestre de 2021 aumentaram 31 por cento em comparação com 2020 e 39 por cento em comparação com 2019′.
Destacou que a manufatura contribuiu para o tesouro com 24 por cento do total da arrecadação interna do país no primeiro semestre de 2021, o equivalente a 72.665.000.000 de pesos (cerca de 1,3 bilhão de dólares).
rgh / ema / hb