El Yunque é uma organização secreta ultracatólica e de extrema direita, anticomunista, anti-semita, antiliberal com traços fascistas, de origem mexicana e alcance nacional e internacional, que declara como seu propósito a defesa da religião católica, a luta contra as forças de Satanás e estabelecer o reino de Cristo na terra.
Tem presença e ligações com políticos de vários países e, na Espanha, para onde Zavala viajou nestes dias para encontros com o clero, a sua importância é religiosa e política.
Em nota do jornal Milenio, constatou-se que as revelações surgiram após a reunião que um grupo de seus correligionários no Senado manteve com Santiago Abascal, líder do partido de extrema direita espanhol VOX.
Ele destacou o caso da esposa do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012), que no último fim de semana participou em Madri do II Encontro Internacional de Líderes Católicos com Responsabilidades Políticas, do qual, segundo o WikiLeaks, faz parte da ultradireita rede El Yunque no México.
Junto com Zavala está também seu irmão Juan Ignacio e ambos fazem parte de um grupo chamado ‘Yo Influyo’, supostamente ligado a El Yunque, e se dedica a arrecadar recursos para financiar a luta contra o aborto, os direitos das mulheres e a diversidade sexual.
mgt / lma / hb