A Secretaria de Saúde do estado do Sul alertou que o envenenamento em massa foi causado por equipamentos domésticos a gasolina e geradores elétricos, usados em meio a apagões.
As autoridades instaram a população a manter esses dispositivos a seis metros de cada casa, que são muito perigosos pela expulsão de gases tóxicos.
‘Nunca use um gerador dentro de casa ou fora perto de uma janela aberta’, advertiu o Departamento.
O monóxido de carbono não pode ser visto ou cheirado, então o envenenamento pode ocorrer em minutos sem que a pessoa perceba, enquanto a capacidade do sangue de transportar oxigênio para os órgãos e tecidos do corpo é enfraquecida.
A agência de saúde pediu às famílias que instalassem um detector de emissões em cada casa e consultassem um médico para dor de cabeça, tontura, fraqueza, dor de estômago, vômito, dor no peito e confusão.
Na Louisiana e no Mississippi, a eletricidade está sendo lentamente restaurada, depois que mais de um milhão de pessoas ficaram sem esse serviço devido aos ventos do poderoso furacão de categoria 4 na escala de 5 de Saffir Simpson.
De acordo com o portal poweroutage.us, 400 mil pessoas permanecem sem energia elétrica mais de uma semana após a passagem do fenômeno meteorológico.
O monóxido de carbono é especialmente perigoso para bebês, mulheres grávidas, idosos, hipertensos, asmáticos e animais de estimação.
mgt / age