O diretor de tecnologia da gigante automotiva, Masahiko Maeda, disse que seu objetivo é melhorar o consumo de energia em 30% sobre o indicador da quantidade de eletricidade utilizada por quilômetro.
A Toyota também disse que seu objetivo é reduzir o custo de suas baterias em 30% ou mais, trabalhando com materiais reciclados.
Maeda explicou que outra linha de desenvolvimento que persistirá é com baterias de lítio de estado sólido – apesar de sua curta vida útil – e expandiu que não houve mudança no objetivo da Toyota de começar a fabricá-las em meados dos anos 2020.
Ainda estamos à procura dos melhores materiais, disse ele. As baterias de lítio de estado sólido são mais densas em energia, carregam mais rápido e têm menos probabilidade de pegar fogo.
Se bem-sucedidas, elas poderiam substituir as baterias líquidas de íons de lítio, mas são caras para fabricar e propensas a rachar à medida que se expandem e se contraem durante o uso. De acordo com a Maeda, a Toyota planeja utilizar tais baterias em veículos elétricos híbridos como o Prius.
jcm/tdd/bm