Os dados do Sistema Integrado de Vacinas (SIVA), divulgados pelo CCSS, especificam que desse total as doses aplicadas 457.615 correspondem a pessoas com mais de 58 anos; 293.313 a menores de seis meses a oito anos; 27.434 para mulheres grávidas e 45.618 são trabalhadores de saúde.
Após indicar que a gripe sazonal é altamente infecciosa, o CCSS afirma que a vacina adquirida protege contra as quatro cepas mais frequentes do vírus.
Portanto, evidencia a urgência das pessoas que fazem parte dos grupos priorizados e que ainda não receberam a vacina virem ao seu estabelecimento de saúde para receber a vacina.
Diana Paniagua, da Vigilância Epidemiológica do CCSS – responsável pela saúde pública da Costa Rica – destacou que há duas semanas o CCSS estendeu a vacinação contra a gripe a crianças de até oito anos (era até sete), policiais, educadores do ensino fundamental e médio, e privados de liberdade, com ou sem fatores de risco.
A aplicação dessa vacina é realizada paralelamente à imunização contra a Covid-19, o que implica um esforço adicional das equipes técnicas do CCSS, indicou.
O relatório semanal da entidade sobre a vacinação contra a doença, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, revelou nesta terça-feira que 3.071.596 pessoas já receberam uma dose da vacina Covid-19.
Dados do SIVA refletem que entre 24 de dezembro de 2020, quando começou a imunização aqui até esta segunda-feira, as equipes técnicas aplicaram 4.580.610 doses dos medicamentos contra Covid-19 da Pfizer / BioNTech e AstraZeneca, as aplicadas aqui.
Desse total, 1.509.014 correspondem aos indivíduos que já têm o esquema vacinal completo de duas injeções, o que significa que mais de um em cada quatro costarriquenhos está imunizado.
Desde março de 2020, quando foi encontrado o primeiro positivo, até esta segunda-feira, a Costa Rica detectou 481,1 mil casos de Covid-19 e 5.673 mortes associadas a essa doença.
msm / ale / fav