A intérprete de personagens lembrados em 41 longas-metragens e uma dezena de séries de televisão receberá o prêmio em cerimônia anterior à apresentação, fora da competição, de ‘Halloween mata’, filme dirigido por David Gordon Green do qual participa do protagonista Função.
Comentando o reconhecimento quando foi anunciado antes do concurso, seu diretor, Alberto Barbera, destacou que Jamie Lee Curtis pertence àquele pequeno grupo de atrizes e atores de Hollywood capaz de oferecer a encarnação mais convincente de todas as qualidades que representam a alma .do grande cinema mundial.
Barbera destacou seu status de descendente direta da aristocracia do cinema americano, como filha de Tony Curtis e Janet Leigh, o que a tornou uma encarnação natural da estrela capaz de assumir papéis de atriz versátil e prestativa, com grande carisma e pouco personalidade comum.
A combinação dessas qualidades, junto com seu trabalho como escritora de livros infantis e seu compromisso filantrópico, cimentou seu status como uma artista internacional ao longo do tempo, disse a diretora do festival, que destacou seu trabalho além de seus papéis na lendária saga de Halloween.
Jamie Lee Curtis faz parte da dupla vencedora do Leão de Ouro da corrida desta edição ao lado do ator, roteirista e diretor italiano Roberto Benigni, que recebeu o prêmio no dia da estreia.
O nono dia do evento, que vai até o dia 11, também homenageia o saudoso compositor e maestro italiano Ennio Morricone, por meio da apresentação do documentário ‘Ennio’, do diretor Giuseppe Tornatore.
ga / fgg / fav