A partida, que será realizada no estádio Rommel Fernández, desta capital, é um desafio para os panamenhos que nos encontros anteriores acumularam três empates em casa e três derrotas em solo mexicano, sendo que o único marcador panamenho nestes encontros foi o atacante local Luis ‘Matador’ Tejada.
Embora o torneio esteja em seus estágios iniciais, o México chegou ao Istmo invicto em primeiro lugar no octógono da Confederação da América do Norte, Central e do Caribe de Futebol (Concacaf), seguido pelo Panamá, por isso especialistas alertam que a seleção asteca mostrará ‘seus músculos’ para continuar no topo da tabela, enfrentando o sonho de La Rojita (A Vermelhinha, em espanhol, como e chamam o time da casa) para destroná-lo.
Porém, os mexicanos não mostraram sua garra nas duas últimas apresentações com rivais fracos, mas conseguiram levar sua classe e defender a liderança do torneio, embora não mais com as amplas vantagens na área, o que em algum momento lhes permitiu disparar na frente.
Por sua vez, para este confronto o diretor técnico Thomas Christiansen terá o total de jogadores ístmicos e dificilmente fará alterações devido ao desempenho alcançado até o momento, onde exibiram um jogo de toque, caracterizado pela alta pressão e velocidade no ataque.
Aqui estão os resultados anteriores das partidas da fase final das eliminatórias para as últimas Copas do Mundo entre os candidatos nesta quarta-feira:
Pan 1-1 Mex, em 30 de março de 2005, Rommel Fernández; Mex 5-0 Pan em 7 de setembro de 2005, Estádio Azteca; Pan 0-0 Mex em 7 de junho de 2013, Rommel Fernández; Mex 2-1 Pan em 11 de outubro de 2013, Estadio Azteca; Pan 0-0 Mex em 15 de novembro de 2016, Rommel Fernández e Mex 1-0 Pan em 1 de setembro de 2017, Estádio Azteca.
Ao comemorar os primeiros desafios da atual rodada eliminatória, o México soma seis pontos, após vitórias sobre a Jamaica (2 a 1) e a Costa Rica (1 a 0); Panamá acumula quatro pontos depois de empatar com a Costa Rica e derrotar a Jamaica (3-0); com dois pontos seguidos de Canadá, Estados Unidos, Honduras e El Salvador, Costa Rica um e Jamaica zero.
No octógono da Concacaf, são disputadas partidas de ida e volta e os três primeiros times terão sua passagem direta para a Copa do Mundo, enquanto o quarto time terá meio passe para disputar a repescagem intercontinental em junho de 2022.
ga / orm