Na Cúpula Latino-Americana sobre Mudança Climática intitulada Diálogo de Alto Nível sobre Ação Climática nas Américas, organizada virtualmente pela Argentina, Duque defendeu o estabelecimento de sistemas de mudança de crédito na região devido à limitada capacidade fiscal das nações para lidar com emergências decorrentes da pandemia de Covid-19.
Também exortou as agências multilaterais de empréstimo a procurarem ferramentas inovadoras e pediu-lhes que tivessem mecanismos para facilitar soluções baseadas nesta questão.
Duque prometeu ‘ação imediata’ para atingir as metas climáticas de seu país, para o qual apresentará ao Congresso um projeto de lei para transformar objetivos ambientais em política estatal.
Também lembrou que a Colômbia é responsável por apenas 0,6% das emissões globais de gases de efeito estufa, mas que está entre os 20 países mais ameaçados pela mudança climática.
Mencionou que, tendo em vista a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), a ser realizada ainda este ano em Glasgow, Escócia, o objetivo da Colômbia é reafirmar seu compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 51% até 2030.
mgt/dla/bm