De acordo com o Eurostat, o valor das exportações de mercadorias da UE para países terceiros estava ligeiramente acima do nível do primeiro trimestre de 2019, enquanto as importações ganharam força.
Por país, a China classificou-se como o maior parceiro comercial da UE para mercadorias no segundo trimestre de 2020 e ultrapassou os Estados Unidos, explica o escritório.
Entre os três primeiros meses de 2019 e o segundo trimestre de 2021, acrescenta, a participação das importações do gigante asiático aumentou em quatro pontos percentuais (pp).
As compras da Suíça também aumentaram, mas em apenas 0,7%, enquanto caíram no Reino Unido (3,4), Rússia (1,1) e Estados Unidos (1).
Os principais fatores por trás destes declínios foram a pandemia Covid-19, mas no caso do Reino Unido, Brexit também foi um fator, de acordo com o Eurostat.
As vendas europeias para a China aumentaram 1,5%, as para a Rússia, Suíça e Estados Unidos cresceram menos de 0,6 pontos, enquanto que as vendas para o Reino Unido caíram 3,2 pontos.
mem/tdd/bm