Um primeiro lote de seringas e equipamentos de proteção chegou ao hospital Guillermo Luis Hernández, localizado no município de Moa, na província de Holguín, enquanto 900 testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus SARS-CoV-2 estão previstos para os próximos dias.
A diretora de Saúde Pública neste território do leste de Cuba, Beatriz Heredia, agradeceu a ajuda da companhia de navegação holandesa, que está contribuindo para a luta contra a Covid-19 em Moa, uma das áreas mais afetadas em Holguín.
Por sua vez, Julio César Chávez, representante da Nirint no leste de Cuba, explicou que, diante da situação tensa em nível nacional, decidiram fazer esta contribuição, avaliada em cerca de 45.220 euros, com 150.000 luvas, 50.000 máscaras e 500.000 seringas com agulhas.
A empresa de navegação está presente em Cuba há aproximadamente duas décadas, com contratos relacionados à indústria de níquel em Moa e ao transporte de suprimentos para outras empresas no país.
Em 2020, a entidade, juntamente com outras empresas e associações do país europeu, enviou para a ilha um contêiner com suprimentos médicos para apoiar o tratamento de pacientes da Covid-19.
A província de Holguín, cerca de 700 quilômetros a leste de Havana, vem passando por uma das etapas mais complexas da pandemia nos últimos meses, com mais de 5.600 casos positivos do vírus em setembro.
oda/mlp/vmc