De acordo com uma breve declaração divulgada aqui, os líderes realizaram uma ‘comunicação estratégica ampla, franca e profunda’ por telefone.
A conversa girou em torno do estado das relações entre os dois países e de outras questões globais, acrescentou a declaração.
Enquanto isso, a Casa Branca disse que o contato telefônico se concentrava em ambas as áreas de terreno comum e diferenças, mas os líderes se comprometeram a tratá-las abertamente.
Biden levantou suas preocupações sobre questões cibernéticas e se propôs a discutir como lidar com o atrito para evitar conflitos.
Esta é a segunda vez que os dois dignitários falam desde que o estadunidense se tornou presidente.
O primeiro diálogo foi em fevereiro e Xi enfatizou a necessidade de restabelecer vários mecanismos de diálogo a fim de compreender com precisão as intenções políticas um do outro e evitar mal-entendidos.
Ele também enfatizou a importância de gerenciar as diferenças onde elas existem, buscando cooperação onde ela é desejável, lutando pelo respeito mútuo e contribuindo para a luta contra a pandemia de Covid-19, promovendo a recuperação econômica e a paz no planeta.
Entretanto, ele exortou Washington a ter cautela ao lidar com questões como Taiwan, Hong Kong e Xinjiang, entre outras, pois são internas à China e dizem respeito à sua soberania e integridade territorial.
Estas declarações fortaleceram ainda mais a posição da China de virar os laços com os Estados Unidos diante das contínuas tensões em várias frentes.
oda/ymr/vmc