O evento será presidido pela atriz Abeer Lotfy, a diretora Abeer Aly e a crítica de teatro Rasha Abdel Moneim e será dedicado a falecida dramaturga e ativista egípcia Fathia El Assal, informou um comunicado publicado no site do evento.
Tanto a cerimônia de abertura quanto a de encerramento, no dia 21 de setembro, acontecerão no teatro ao ar livre da Ópera do Cairo.
O festival deveria ocorrer dos dias 23 ao 29 de março de 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19.
O concurso, que acontece todos os anos, tem como objetivo divulgar trabalhos sobre os problemas que afetam as mulheres no mundo.
Como parte de seu repertório, nesta primeira edição exibirá vários shows como Another Sky (Marrocos), Lady M (Holanda), Passage (Alemanha e Brasil), Kandata (Japão), Road (Rússia), Bird Cage (Jordânia) ) e The Last Time (Tunísia), entre outros.
As obras serão executadas em vários locais nesta cidade, incluindo o Centro Hanager para as Artes, o Centro para a Criatividade Artística, o Ministério do Teatro Juvenil, a Biblioteca do Cairo, o Conselho Supremo de Cultura e o Centro Cultural Tahrir.
Como parte do evento, haverá workshops e simpósios conduzidos por cineastas egípcios e estrangeiros como Moataz Abdel Sabour, Grupo Ana Al Hekaya, Nora Amin, Anne Marie e Barbara Santos.
Os prêmios serão atribuídos a melhor peça, diretor, ator, atriz e cenografia.
jcm / rob / ls