O Conselho de Coordenação Internacional MAB acontecerá em Abuja (Nigéria) de 13 a 17 de setembro, e entre os itens da agenda estão uma revisão do progresso do programa, para definir prioridades e coordenar a cooperação internacional em favor da biodiversidade.
O evento ocorre poucos dias após o Congresso Mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza revelar que mais de 8.500 espécies estavam ameaçadas de extinção, lançando uma nova luz sobre a crise global da biodiversidade.
A reunião anual do Conselho MAB, que será realizada pela primeira vez na África, foi aberta pela Diretora Geral da Unesco Audrey Azoulay, pelo Presidente nigeriano Muhammadu Buhari e pela Ministra do Meio Ambiente nigeriana Sharon Ikeazor.
A reunião também verá a designação de novas reservas da biosfera e a aprovação de seus relatórios de status, dos quais existem atualmente 714 em 129 países em todo o mundo.
Há mais de 50 anos, a Unesco vem desenvolvendo soluções concretas para os desafios ambientais através do programa MAB e de sua rede de sítios protegidos que cobrem quase 6% do planeta.
mem/acm/bm