A tarefa é construir juntos um horizonte comum para sair da multiplicidade de crises do sistema capitalista e da (des) ordem imperial, especificou o chefe do mecanismo de integração em seu relato da rede social Twitter.
A ALBA-TCP realizou em maio um primeiro encontro virtual com representantes de 19 centros de pensamento do Sul Global, no qual se propôs a elaboração conjunta de um documento com propostas para uma visão anticapitalista que será apresentado em fóruns internacionais.
Llorenti abordou a seguir a construção de uma proposta de ação que contemple as lições e aprendizados obtidos durante a pandemia de Covid-19, os desafios a serem enfrentados pela humanidade e como garantir o surgimento de uma nova ordem internacional com justiça e respeito a autodeterminação dos povos.
O secretário executivo destacou que virão outras reuniões para termos um documento consolidado com fórmulas concretas a serem apresentadas na próxima sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Nesse primeiro encontro, participaram representantes de centros de pensamento da Venezuela, Equador, Cuba, Itália, África do Sul, Líbano, Dominica, Bolívia e Argentina, entre outros.
mgt / wup / hb