Responsável pelo Laboratório de Genômica Microbiana da instituição, o cientista também apontou que ‘é provável’ que esta variante se torne dominante nas próximas semanas.
A infectologista Susana Cabrera acrescentou que os casos de infecção detectados no hospital Las Clínicas da Universidade, sem um elo de viagem, falam de uma circulação mais comunitária do Delta.
Apontou que eles possivelmente não são muito expressivos porque sua admissão ocorreu em uma época de altas taxas de imunização, embora tenha havido um aumento nos casos de Covid-19.
O surto hospitalar afetou pelo menos 19 pessoas, incluindo pacientes, médicos e enfermeiros, enquanto um surto foi identificado no parlamento com três casos positivos, mais de 100 pessoas em estreita proximidade em quarentena e sessões do comitê de trabalho suspensas.
Ao mesmo tempo, a Administração Nacional de Educação confirmou 186 casos positivos, 156 dos quais só nos primeiros 12 dias de setembro, a maioria dos quais em crianças não vacinadas.
Dezenas de infecções também ocorreram em escolas técnicas e vocacionais secundárias, no meio do recomeço das aulas presenciais.
mem/hr/bm