‘Hoje podemos distinguir se um paciente com esses sintomas for detectado ou identificado’, disse a autoridade máxima de Rospotrebnadzor em uma reunião com especialistas da Rostov State Medical University, disse à agência de notícias TASS.
A infecção pelo vírus Nipah tem diversas manifestações clínicas, desde assintomática até infecção respiratória aguda e encefalite fatal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dados dessa agência das Nações Unidas indicam que sua taxa de mortalidade varia entre 40 e 75 por cento, dependendo do surto e das capacidades de vigilância epidemiológica e manejo clínico.
O vírus Nipah pode ser transmitido aos humanos a partir de animais (morcegos, porcos), mas também de pessoa a pessoa. Foi detectado pela primeira vez em 1998 na Malásia, e desde então foram observados surtos periódicos na Ásia.
A OMS destacou que até o momento não existem tratamentos ou vacinas específicas para pessoas ou animais, por isso o vírus está na lista de doenças prioritárias no plano de pesquisa e desenvolvimento da organização.
ga / mml / fav/gdc