De acordo com o comunicado da entidade russa, a decisão foi tomada em reunião realizada nesta cidade pelos ministros das Relações Exteriores e da Defesa e chefes dos Conselhos de Segurança dos países membros do OTSC, focada na situação afegã.
‘Foi aprovado um pacote de medidas para responder aos desafios à segurança dos Estados da Ásia Central derivados do possível aumento da ameaça terrorista’ naquela nação islâmica, afirma o texto.
Além do fortalecimento dos limites territoriais tadjique-afegãos, as disposições incluíam a realização de exercícios militares, operações antidrogas e uma operação conjunta para prevenir a imigração ilegal para os países membros do OTSC vizinhos.
Criado em 1992, o grupo é formado pela Armênia, Belarús, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tajiquistão. As Forças Coletivas do CSTO da Ásia Central para Desdobramento Rápido somam atualmente cerca de 5.000 soldados e realizaram exercícios militares nos últimos dias.
A tomada do poder no Afeganistão pelo movimento Talibã, há quase um mês, após 20 anos de intervenção militar dos Estados Unidos e da OTAN, disparou alarmes internacionais sobre o transbordamento do conflito interno para fora das fronteiras do país.
ga/mml/cm/gdc