As províncias orientais de Las Tunas, Holguín e Granma começarão a receber a vacina, assim como Mayabeque, Villa Clara e Camagüey no dia anterior, e outras oito províncias estão recebendo a vacina desde 5 de setembro.
É importante vacinar as crianças, disse María Elena Soto, chefe do Programa Nacional de Atenção Primária à Saúde, em um discurso recente, depois de salientar que a vacina não será dada neste momento a crianças que sofrem de uma doença infecciosa aguda. Eles poderão recebê-lo mais tarde, disse ela.
Também explicou que aqueles que recebem tratamento com esteróides devem esperar para minimizar essas doses em seu sangue e depois serão vacinados, e aqueles alérgicos ao tiomersal também não serão vacinados nesta fase, pois o receberão mais tarde.
Especificou como excluídos por enquanto os menores de dois anos, pacientes convalescentes, que serão vacinados em um estágio posterior.
Neste período, pessoas saudáveis que não foram infectadas e pessoas com doenças crônicas compensadas serão vacinadas.
A campanha nacional infantil contra a Covid-19 começou em 5 de setembro na província central de Cienfuegos e no município especial de Isla de la Juventud. Dias antes, em 3 de setembro, crianças de 18 anos de idade na última série da pré-universidade (ensino médio) e da escola técnica profissional receberão sua primeira injeção com a vacina Abdala, que deve ser completada em 1 de outubro.
Em um processo escalonado, o grupo entre dois e 10 anos de idade também será imunizado, de modo que ao final do mês uma grande parte da população pediátrica terá recebido a primeira das três injeções incluídas no cronograma de vacinação.
mem/alb/bm/gdc