Por meio de sua conta no Twitter, o presidente anunciou sua chegada ao território asteca a convite de seu homólogo Andrés Manuel López Obrador.
‘No dia do #GritoDeDolores, feriado nacional do # México, é uma honra chegar à querida terra asteca, a que #Cuba tanto deve, ama e respeita.
Hoje estaremos acompanhando as festividades pela sua independência, ‘escreveu o Chefe do Estado cubano.
López Obrador confirmou recentemente que o governante da ilha fará um discurso e destacou as relações amistosas que unem os dois países há muito tempo.
‘Não somos lacaios de ninguém e o México é um país independente, livre e soberano com uma política externa clara em que reafirma a afirmação de Benito Juárez de que entre os indivíduos e entre as nações o respeito pelos direitos dos outros é a paz’, ele acrescentou em uma conferência de imprensa. Por outro lado, as organizações da sociedade civil, os partidos políticos, o movimento de solidariedade com Cuba, os cubanos residentes neste país, instituições e personalidades acolhem o governante cubano e expressam rejeição a declarações provocativas como as do ex-presidente mexicano Felipe Calderón e dirigentes do o Partido de Ação Nacional de direita.
mem/idm/jcfl