O plano abrange dados, análises e contribuições de mais de 100 especialistas internacionais que apresentaram estratégias concretas para colocar a igualdade de gênero, sustentabilidade e justiça social no centro dos esforços de desenvolvimento, relata o site de notícias da ONU.
O documento também destaca como a pandemia exacerbou as desigualdades de gênero existentes, por exemplo, em áreas como emprego e cuidados não remunerados.
Diante destes desafios, as Mulheres da ONU estão pedindo melhores políticas, ações e investimentos, e seu plano delineia estratégias transformadoras – sobre a subsistência, os cuidados e o meio ambiente – para construir um futuro mais equitativo e sustentável.
A compilação também inclui uma série de outros recursos para ativistas e formuladores de políticas.
De acordo com pesquisas feitas por várias agências da ONU, a pandemia empurrou mais mulheres para a pobreza, o desemprego e menos acesso a serviços médicos e educacionais, incluindo saúde sexual e reprodutiva.
Por esta razão, as mais altas autoridades da organização multilateral defendem a implementação de leis e políticas para apoiar as mulheres em posições de liderança e também para tratar de problemas como a violência baseada no gênero.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, insiste que as mulheres devem estar no centro da recuperação da pandemia e destaca as contribuições que estão fazendo na linha de frente da resposta a Covid-19.
oda/ifb/bm