Díaz-Canel está em visita de Estado a convite do Presidente Andrés Manuel López Obrador para participar das comemorações do 211ú aniversário da independência nacional, e participou do tradicional desfile militar deste aniversário, ocasião em que fez um discurso na cerimônia patriótica no Zócalo da capital.
O líder cubano realizou uma reunião com seu anfitrião no Palácio Nacional onde discutiram questões de interesse bilateral e regional, incluindo as relacionadas à Sexta Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (CELAC), que será aberta amanhã.
Neste dia, o segundo de sua visita oficial, ele realizará um programa de reuniões com autoridades e executivos de vários setores, uma vez concluída sua reunião com os membros da Associação José Martí.
Após completar o programa oficial da visita nesta sexta-feira, Díaz-Canel se juntará aos trabalhos da reunião de cúpula da CELAC, que tem uma agenda pesada com questões impensáveis como a pandemia de Covid-19, cooperação e integração regional e outros assuntos.
Espera-se também que os chefes de estado ou governos membros, ou seus representantes, abordem o futuro imediato da Organização dos Estados Americanos, já que um grupo de países está pedindo sua eliminação e outros a sua mudança.
oda/lma/vmc