Às 23h00, hora local da sexta-feira, as instalações foram alvo de um ataque terrorista na área de Harran Al-Awamid, que levou à interrupção do fornecimento de gás para a Região Sul e ao fechamento de várias usinas elétricas, disse o Ministério do Petróleo e da Riqueza Mineral em um comunicado. Acrescentou que os trabalhadores foram imediatamente ao local para avaliar os danos e iniciar as operações de reparo, e espera-se que o processo seja concluído em menos de 24 horas.
Enquanto isso, o Ministro da Eletricidade Ghazan al-Zamel anunciou que duas torres da linha de 400 quilovolts foram sabotadas e que atualmente estão em andamento trabalhos para repará-las.
A explosão do gasoduto causou a suspensão da usina elétrica Deir Ali perto de Damasco, que supre 50% das necessidades de eletricidade do país, disse ele.
Ele disse que o ataque causou um apagão nacional durante uma hora e que o sistema elétrico foi agora restaurado por quatro usinas no centro e oeste do país.
Egito, Jordânia e Síria acordaram este mês um plano para levar gás e eletricidade ao Líbano através do Gasoduto Árabe e da Linha de Energia que passa pelo Líbano.
Os gasodutos na Síria têm sido alvo de dezenas de ataques desde o início da guerra em 2011, que Damasco atribui às potências hostis que procuram impedir a recuperação do país.
rgh/fm/vmc