O Secretário de Saúde, Rajesh Bhushan, informou sobre 11 estados indianos com a maioria dos casos e complicações relacionadas a esta doença, incluindo Andhra Pradesh, Gujarat, Karnataka, Kerala, Madhya Pradesh, Uttar Pradesh, Maharashtra, Odisha, Rajasthan, Tamil Nadu e Telangana.
O Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família sugeriu várias medidas para prevenir a propagação da dengue, como detecção precoce de casos, instalação de linhas de atendimento à febre e armazenamento de kits de exames, larvicidas e medicamentos.
Também recomendou o envio de equipes de resposta rápida para uma investigação imediata e a adoção de medidas de saúde pública, como o estudo da febre, rastreamento de contato e controle de vetores.
Além disso, os bancos de sangue foram alertados para manter estoques adequados de sangue e componentes sanguíneos, especialmente plaquetas.
Também foram solicitadas campanhas de informação, educação e comunicação relacionadas a linhas de atendimento, métodos de controle de vetores, redução de fontes domiciliares e sintomas de dengue.
mem / abm / hb