O líder asiático se encontrará com o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, e com o titular da Assembleia Nacional (parlamento) do país caribenho, Esteban Lazo.
Além disso, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, receberá oficialmente seu homólogo para lhe colocar a Ordem José Martí, a mais alta distinção concedida na nação antilhana.
De acordo com fontes oficiais, ambas as partes irão focar suas conversas no fortalecimento do comércio e da cooperação em áreas de interesse comum, incluindo a contenção da pandemia de Covid-19.
De fato, a agenda do presidente inclui um intercâmbio nesta segunda-feira com representantes da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel e especialistas da área de biotecnologia da ilha.
O Ministério da Saúde vietnamita aprovou a importação e uso da vacina cubana Abdala contra a Covid-19 para ser administrada em condições de emergência.
O anúncio coincide com a permanência na ilha do presidente vietnamita, chefiado por uma delegação de alto nível, cujas missões são justamente as negociações para o fornecimento deste imunógeno, uma das três vacinas produzidas por Cuba.
Na verdade, as instituições de biotecnologia em Cuba e no Vietnã assinaram um Memorando de Entendimento para colaboração científica e técnica no dia anterior.
Por meio de sua conta no Twitter, o grupo empresarial BioCubaFarma anunciou o acordo entre o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba e o Centro de Pesquisa e Produção de Vacinas e Produtos Biológicos Médicos do Vietnã.
mem / idm / hb