24 de February de 2025

NOTICIAS

Síria conclui reparo de gasoduto sabotado por terroristas

Síria conclui reparo de gasoduto sabotado por terroristas

Damasco, 19 set (Prensa Latina) O Ministério do Petróleo e Riquezas Minerais da Síria anunciou a conclusão das obras de reabilitação do Gasoduto Árabe, que na última sexta-feira foi alvo de um ataque terrorista com explosivos.

As equipes técnicas conseguiram em menos de 24 horas consertar o gasoduto e restaurar o fornecimento de gás às usinas no sul do país, informou um comunicado do ministério publicado em sua página no Facebook.

Por outro lado, o grupo do Estado Islâmico (Daesh, em árabe), inscrito na lista do terrorismo internacional, assumiu a responsabilidade pela ação de sabotagem e disse que faz parte da guerra econômica.

Soldados do califado conseguiram minerar e detonar com explosivos o gasoduto entre as usinas de Tishreen e Deir Ali, bem como duas torres de alta tensão, informou um comunicado assinado pelo Emirado do Levante dessa organização radical.

Na sexta-feira passada, uma série de explosões de bomba atacou o Gasoduto Árabe e uma linha de alta tensão na área de Harran Al-Awamid, a sudeste da capital Damasco.

Egito, Jordânia e Síria concordaram neste mês com um plano para levar gás e eletricidade ao Líbano por meio do Gasoduto Árabe e da Linha de Força que percorre esta nação.

Os gasodutos na Síria têm sido alvo de dezenas de ataques desde o início da guerra em 2011, que Damasco atribui a potências hostis que procuram impedir a recuperação do país.

mem / fm / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES