Em uma declaração oficial, o banco disse que a partir das 14h00 (horário local) de segunda-feira, os serviços e canais eletrônicos estarão disponíveis para que os usuários tenham acesso às suas contas.
Na última sexta-feira, a Vice-Presidência de Economia disse que a sabotagem causou sérios danos aos clientes, que não puderam realizar as operações.
De acordo com o relatório, os atacantes perpetraram um hack massivo com o objetivo de desaparecer e alterar dados bancários a fim de minar a integridade dos ativos econômicos dos clientes do Banco de Venezuela e fomentar a desconfiança no sistema financeiro do Estado.
Após o trabalho das equipes técnicas da instituição e de outros órgãos do Estado, o foco do ataque foi detectado e neutralizado, e a fase de recuperação e restituição dos serviços foi iniciada.
O Banco de Venezuela constitui a plataforma mais importante do chamado Sistema Patria, através do qual o Executivo bolivariano garante a política de atenção social integral em favor do povo.
Tendo em vista a gravidade do incidente, o Ministério Público foi solicitado a iniciar uma investigação para encontrar os responsáveis pela ação contra o sistema financeiro nacional.
mem/ycv/vmc