O líder cubano destacou em sua conta no Twitter a concessão da distinção máxima do país caribenho ao líder do Estado asiático, que foi descrito como um querido amigo da ilha antilhana.
Díaz-Canel também destacou o exemplo deixado pelo Vietnã, que ele considerou uma inspiração para os cubanos em todos os momentos.
No dia anterior, o Presidente Nguyen Xuan Phuc recebeu a ordem com o nome do Herói Nacional de Cuba, em reconhecimento a sua contribuição para o fortalecimento dos laços históricos de irmandade entre os dois povos. Em seu discurso, o Ministro do Comércio Exterior e Investimento, Rodrigo Malmierca, referiu-se às humildes origens do líder vietnamita, que desde cedo se uniu à luta revolucionária e à militância no Partido Comunista de seu país.
Ele fez especial referência a sua contribuição para a promoção de relações estreitas entre os dois países e sua defesa permanente da ilha do Caribe diante do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA.
Por sua vez, Nguyen Xuan Phuc disse que estava honrado e profundamente emocionado por receber a Ordem José Martí, e em nome de seu país expressou sincera e profunda gratidão pelo carinho e reconhecimento dos esforços vietnamitas para fortalecer os laços históricos de amizade.
Ele lembrou que Cuba foi o primeiro estado no hemisfério ocidental a estabelecer relações plenas com o país asiático, e comentou que desde o início do vínculo forjado pelos líderes Fidel Castro e Ho Chi Minh, muitas gerações dedicaram seu trabalho para enriquecer essa irmandade.
Por essa razão, ele compartilhou a homenagem com todos aqueles que, em seis décadas de relações bilaterais, fomentaram a solidariedade, o apoio mútuo, a cooperação e o desenvolvimento próspero dos dois países.
Ele também reafirmou a vontade de manter os laços transparentes e exemplares que unem os dois povos, governos e partidos comunistas, comprovados ao longo da história.
O Presidente vietnamita está em visita oficial a Cuba desde sábado, durante a qual ele realizou reuniões com as mais altas figuras do Estado e do Governo.
Como parte da visita, vários acordos foram assinados nas áreas de saúde, biotecnologia, justiça, produção de alimentos e intercâmbio acadêmico, entre outros.
mem/kmg/vmc