Esta cooperação terá lugar com base em acordos bilaterais e no âmbito dos compromissos estabelecidos no âmbito da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), disse o governante russo à agência de notícias TASS. Rudenko participa aqui da conferência Rússia e Uzbequistão enfrentando os desafios de desenvolvimento e segurança em uma nova etapa histórica das relações.
Ele explicou que, no Tadjiquistão, Moscou tem base militar 201, ‘equipada com todo o necessário para impedir todas as ameaças possíveis que possam surgir do território do Afeganistão’, disse.
Ele especificou que, do ponto de vista do planejamento da defesa, seu país valoriza os riscos associados às consequências do conflito naquele país da Ásia Central.
Sob essa premissa, neste mês ocorreram exercícios militares em território tadjique, dos quais também participaram as Forças Armadas do Uzbequistão.
Ele considerou um bom indicador que a questão da segurança e da preocupação com o alastramento do problema afegão para além de suas fronteiras é entendida pelos países membros do OTSC como um desafio comum ao qual é necessário responder.
jcm / mml / ls