Esta sessão reunirá os diretores da agência regional de saúde, Carissa Etienne; e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.
Representantes de países membros da OPAS e organizações internacionais também participarão desta reunião virtual.
A região das Américas foi, até o momento, a mais afetada pela pandemia, com 87,6 milhões de casos registrados e mais de 2,16 milhões de vidas perdidas.
Da mesma forma, a distribuição de vacinas na região continua desigual e poucas nações alcançaram a meta de imunizar 40% de sua população, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.
Precisamente, com o objetivo de discutir e analisar a resposta a esta doença e os principais desafios de saúde enfrentados pelos países da região neste contexto, o 59ú Conselho Diretor da OPAS será realizado entre os dias 20 e 24 de setembro.
Como parte de uma das sessões anteriores, a Dra. Etienne apresentou um relatório detalhando a assistência técnica oferecida pela OPAS a seus países membros, entre 1ú de julho de 2020 e 30 de junho de 2021.
O documento destaca áreas-chave como imunização de rotina, prevenção de doenças, entrega de equipamentos e suprimentos vitais e acesso a cuidados de saúde, entre outros tópicos.
No dia anterior, foi anunciada a seleção de dois centros regionais para o desenvolvimento e produção de vacinas de mRNA na Argentina e no Brasil, com o objetivo de fazer frente a Covid-19 e os desafios futuros das doenças infecciosas.
Vários dos participantes reiteraram a importância da solidariedade como única saída para esta crise e a necessidade de estarem mais bem preparados para a possibilidade de novas pandemias no futuro.
O evento regional pode ser acompanhado ao vivo no site da organização, por meio de seu canal no YouTube ou no Twitter.
ga/rbp/cm