O elenco do treinador Freddy González, estreante no topo do mundo, chega a esta fase como segundo do grupo A, depois de vitórias sobre Costa Rica (1-0) e Lituânia (2-1) e empate com o Cazaquistão (1-1).
Com a camisa vinho tinto, o atacante Alfredo Vidal, dono de dois gols, recebeu destaque no torneio; enquanto isso, os zagueiros Carlos Sanz e Rafael Morillo acumulam um gol cada.
Por outro lado, o Marrocos também entrou nesta fase como segundo da chave C com uma vitória e duas derrotas, só superado por Portugal, invicto em três apresentações graças a dois ‘sorrisos’ e um empate.
Na primeira rodada das oitavas de final, a Rússia, liderança do grupo B com o recorde de 3 a 0, enfrentará o Vietnã, terceiro da chave D, com uma vitória, um empate e um revés.
A América estará representada, além da Venezuela, na fase das 16 melhores seleções da competição mundial por Argentina, atual campeã; Brasil, multi-medalhista e Paraguai.
O torneio da Lituânia começou no último domingo, 12 de setembro, com a presença em sua fase de grupos de 24 seleções e, da América, ficaram no caminho as representações do Panamá, dos Estados Unidos, da Guatemala e da Costa Rica.
ga/yma/cm