O vice-diretor do Centro Nacional de Educação para a Natureza, Bui Thi Ha, informou que de 2018 até o momento o país detectou 20 casos de contrabando de chifres pontiagudos deste volumoso mamífero, 14 dos quais já foram processados.
Ele lembrou que o Código Penal vietnamita que entrou em vigor em 2018 sanciona com mais rigor os crimes contra a vida selvagem em geral, e que o comércio ilícito de chifres de rinoceronte pode merecer uma pena máxima de 15 anos de prisão, mais que o dobro da anterior.
O Vietnã continuará investigando e agindo contra linhas ilegais de compra e venda e punirá contrabandistas de maneira estrita, advertiu.
Neste e em outros países asiáticos, os chifres de rinoceronte são muito procurados por serem atribuídos a propriedades medicinais e afrodisíacas.
Eles também são muito cobiçados em joias, pois são considerados um símbolo de status social. Alguns chegam a comprá-los como investimento, contando com o fato de que em um futuro não muito distante esses animais serão extintos.
Nas últimas quatro décadas, a população mundial de rinocerontes, sitiada por caçadores furtivos, caiu 95% e atualmente não ultrapassa 30 mil exemplares. Os conservacionistas alertam que, se nenhuma ação for tomada, em 10 anos eles terão desaparecido da face da Terra.
mem / asg / fav