O presidente fez a exortação enquanto falava virtualmente no segmento de alto nível da 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
Diaz-Canel disse que mais de 80% das doses de vacinas administradas no mundo estavam em países de média e alta renda cuja população representa menos da metade dos habitantes do mundo.
Centenas de milhões de pessoas em nações de baixa renda ainda estão esperando pela primeira dose e não podem sequer estimar se alguma vez a receberão, exclamou.
Em seu discurso, ele chamou de inconcebível que tal desigualdade ocorresse quando os gastos militares em 2020, no auge da pandemia, eram de quase dois trilhões de dólares.
Ele se perguntava quantas vidas teriam sido salvas se esses recursos tivessem sido gastos em saúde ou na produção e distribuição de vacinas.
A resposta possível está em mudar o paradigma e transformar uma ordem internacional profundamente desigual e antidemocrática que coloca em primeiro lugar o egoísmo e os interesses mesquinhos de uma minoria, disse o chefe de Estado cubano.
mem/ool/bm