Dirigido por Klim Shepenko (37 anos) e tendo como protagonista a atriz Julia Peresild (36 anos), ambas russas, o filme será o primeiro rodado no cosmos.
As filmagens durarão 12 dias, para os quais o elenco se preparou por vários meses no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, localizado na Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou.
Conforme relatado pela Agência Espacial Russa (Roscosmos) antes do início da produção, o elenco do filme a bordo da nave teve que completar parte do treinamento usual dos cosmonautas russos.
‘Entre outras coisas, eles terão que realizar testes de centrifugação e vibração, vôos de introdução e treinamento em aeronaves de gravidade zero e treinamento de paraquedas’, confirmou.
Peresild foi escolhida entre centenas de candidatas que se apresentaram a uma audição muito exigente convocada em novembro de 2020, em busca de uma atriz entre 25 e 40 anos, com peso entre 50 e 70 quilos e capaz de passar em diversos testes físicos.
Na trama, Constantine Ernst, diretor geral do Canal 1 da televisão russa, envolvido no projeto com Roscosmos, alertou que não será apenas mais um filme de ficção científica, mas uma representação realista do que será a viagem espacial no futuro.
‘É sobre como uma pessoa que não está ligada de forma alguma à exploração espacial, por motivos diversos e por uma dívida pessoal, acaba em órbita um mês depois’, explicou Ernst em entrevista à imprensa local.
No estilo da corrida espacial entre Moscou e Washington dos anos 70 do século passado, a United States Space Administration (NASA) e o ator Tom Cruise também haviam proclamado a intensão de colaborar na realização de um filme sobre a ISS Mas é claro que os russos caminharam mais rápido.
No entanto, Ernst disse à revista Variety que gostaria de repetir uma missão conjunta como a realizada entre a União Soviética e os Estados Unidos em 1972.
‘Teríamos preferido chegar à ISS ao mesmo tempo que Tom Cruise, teríamos gostado muito mais de filmar o filme juntos’, disse ele.
Ele anunciou ainda que o lançamento do navio com a equipe de filmagem será transmitido ao vivo para todo o mundo no Canal 1 da Rússia, pois será um espetáculo impressionante.
rgh/mml/jcfl