O Centro de Estudios Martianos, instituição que serviu de espaço criativo para o escritor, vai lembrar o intelectual de destaque com o lançamento da convocatória do Prêmio Cintio Vitier Martiana da Crítica.
Com este prêmio, os organizadores pretendem reconhecer os melhores trabalhos publicados de investigação e divulgação relacionados com a vida e obra de José Martí.
A ocasião será propícia para a realização do Painel de Homenagem a Cintio Vitier, formado pelos médicos Marlene Vázquez, Carmen Suárez e Pedro Pablo Rodríguez, que falarão sobre seu trabalho e estudo constante da obra de Marti.
Diversas atividades motivam o centenário de Vitier em Cuba, entre as quais se destaca a publicação de uma nova edição do Ese sol del mundo moral, valorizado como um texto necessário para meditar sobre o processo de formação da consciência cubana.
Em Matanzas, sua cidade natal, será inaugurada uma placa no prédio onde o escritor viveu grande parte de sua infância e adolescência, e também serão realizadas apresentações literárias.
O mais importante estudioso da obra do Herói Nacional de Cuba, integrou o denominado grupo Orígenes que reunia importantes figuras literárias da nação como José Lezama Lima, Eliseo Diego e Virgilio Piñera.
rgh/yrv/jcfl