Segundo o ministério das relações exteriores, a nova chanceler, que na semana passada substituiu o deposto Dominic Raab no cargo, viajará para o país norte-americano vindo de Nova York, onde participou com o primeiro-ministro Boris Johnson na Assembleia Geral da ONU.
Promover uma relação mais estreita com o México faz parte de nosso plano para fortalecer os laços econômicos, diplomáticos e de segurança com aliados que compartilham nossa defesa do livre comércio e da livre iniciativa, disse Truss em um comunicado.
Segundo o ministério das relações exteriores, a assinatura de um novo e atualizado pacto comercial entre o Reino Unido e o México abrirá caminho para que Londres aderisse ao acordo Abrangente e Progressivo da Parceria Transpacífica (CPTPP).
Um mês depois de deixar a União Europeia como parte do Brexit, o governo britânico formalizou seu pedido de adesão à CPTPP, formada por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.
O pacto transpacífico é considerado um dos maiores do mundo, representando mais de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
De acordo com Londres, se o pedido for bem-sucedido, 99,9% das exportações britânicas poderão ser comercializadas sem tarifas ou taxas entre os países membros.
Durante sua estada na Cidade do México, Truss planeja reabrir a embaixada britânica naquele país, depois que o prédio anterior sofreu graves danos durante o terremoto de 2017.
Ele também participará de um jantar com o famoso chef mexicano-britânico Fernando Stovell, que cozinhou para a Rainha Elizabeth II e detém três estrelas Michelin, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.
jcm / nm / fav