O Primeiro-Ministro do país caribenho, Manuel Marrero, falou via video-link na abertura do Fórum Zhongguancun, e enfatizou a importância da ciência, tecnologia e inovação para enfrentar os desafios atuais.
Destacou o potencial da ilha nestes campos, apesar de enfrentar mais de 60 anos de bloqueio financeiro, econômico e comercial por parte dos Estados Unidos.
Comentando os estreitos laços entre Cuba e a China em biotecnologia, ele mencionou as experiências tanto na transferência de tecnologia, quanto no registro de produtos inovadores, a criação de empresas mistas e os resultados na luta contra a Covid-19.
‘A aplicação da ciência e da inovação está destinada a desempenhar um papel crucial na recuperação pós-pandêmica global’. Precisamos fomentar a cooperação internacional e a solidariedade para enfrentar os grandes desafios que nos esperam’, disse Marrero.
Também pediu que os avanços científicos e tecnológicos sejam considerados como patrimônio da humanidade para que ‘um mundo melhor e verdadeiramente justo’ possa ser alcançado.
Por outro lado, nesta sexta-feira, o presidente do Instituto do Livro Cubano, Juan Rodríguez, esteve presente virtualmente no Fórum de Cooperação de Publicações da Rota da Seda e Correia, realizado na Universidade Renmin.
Ele disse que o evento foi de grande importância para o movimento editorial da ilha, especialmente por causa da colaboração existente na tradução e publicação das obras.
Na verdade, as editoras cubanas Nuevo Milenio, Editorial José Martí e Pueblo y Educación fazem parte deste mecanismo.
jcm/ymr/bm