Os fracassos do território na campanha da primavera mostram que não houve progresso entre uma etapa e outra, razão pela qual é urgente melhorar os programas destinados a garantir a soberania alimentar e a autossuficiência municipal, disse ele.
Por esta razão, é urgente fortalecer os centros de produção e concentrar recursos neles, a fim de aproveitar o maquinário e a tecnologia existentes, com o objetivo de aumentar os rendimentos agrícolas, sem renunciar à prática da agricultura ecológica.
O vice-presidente insistiu em compensar os atrasos no plantio a frio, que devem atingir cerca de 29.246 hectares (ha), dos quais 1.815 foram alcançados até agora em setembro, o que é uma evidência de um atraso devido à escassez de chuvas e déficit de combustível, entre outros fatores.
‘Esta campanha, que vai até fevereiro de 2022, é a maior que estamos realizando, que fornece cerca de 70 por cento da produção em um ano’, disse ele.
Também refletiu sobre a importância de explicar melhor e avançar na implementação de 63 medidas aprovadas para o desenvolvimento do setor, visto que o que é obtido deve satisfazer o consumo social, a demanda populacional, a indústria, o turismo e as exportações.
A província de Holguín tem um potencial de 12.424 hectares sob irrigação, dos quais 63% têm valor de uso e garantem os maiores volumes de produção de alimentos.
mgt/mlp/bm