Segundo a televisão nacional, o chefe de estado cubano destacou a evolução favorável do cenário epidemiológico nas províncias de Havana, Matanzas, Cienfuegos, Ciego de Ávila e Santiago de Cuba, em parte graças ao avanço desse processo.
Em reunião do grupo de trabalho temporário do Governo para o enfrentamento do novo coronavírus, realizada na véspera, o ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal, informou que 8.813.982 pessoas receberam até agora, pelo menos, uma dose das vacinas nacionais contra os Covid19.
O número representa 78,8% da população total, estimada para ser vacinada; enquanto aqueles que alcançaram o segundo são 54,2%; e 43,5% já tomam a terceira dose.
Cuba também iniciou a vacinação contra Covid-19 nos alérgicos ao tiomersal, bem como em adultos convalescentes da doença, a fim de conseguir a pronta imunização total de sua população.
Paralelamente, iniciou-se a intervenção para os idosos convalescentes da Covid-19, com menos de dois meses de doença, aos quais corresponde uma dose única de Soberana Plus.
O país pretende inocular todos os seus cidadãos contra a Covid-19 com seus próprios imunógenos este ano, para o qual está promovendo uma campanha nacional de vacinação que inclui pessoas em idade pediátrica.
mem / evm / ls