Desta vez, a data é focada no crescimento inclusivo. A este respeito, a representante do Ministério do Turismo (Mintur) da ilha na Argentina, Janet Ayala, menciona em sua conta no Twitter que para Cuba é uma mensagem de paz, saúde e segurança.
Esta declaração é apoiada por protocolos de saúde sérios e um extenso programa de vacinação contra a pandemia usando produtos criados na própria ilha.
As celebrações desta jornada evidenciam a força do turismo em prol do crescimento inclusivo, quando Havana foi escolhida como sede da IV edição da Cúpula Ibero-Americana de Turismo Acessível prevista para os próximos 15 a 19 de dezembro no Hotel Nacional de Cuba .
O Mintur e a Rede Ibero-americana de Turismo Acessível convidam, na data referida, os responsáveis pela gestão recreativa dos destinos, da indústria em geral e do grupo de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a participarem no evento.
Desde 1980, todo dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo, em todos os continentes.
Esse dia foi escolhido pela Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) com o propósito de união e compromisso coletivo com este relevante setor.
Esta escolha correspondeu à aprovação dos estatutos daquela entidade em 27 de setembro de 1970. A data foi fixada com o objetivo de contribuir para a sensibilização da comunidade internacional para a importância do turismo.
Isso ocorreu a ponto da criação de uma organização como a OMC, com sede em Madri, na Espanha, por parte da Organização das Nações Unidas (ONU).
Este 2021 tem um significado particular, levando em consideração o impacto da pandemia em todo o planeta e os esforços para enfrentá-lo, por considerar que o turismo representa um importante item econômico para todas as nações.
jcm / rfc / ls/gdc