Em uma pesquisa on-line nas eleições de 29 de setembro, realizada pelo jornal Mainichi Shimbun e pelo Centro de Pesquisa Social, a maioria dos entrevistados disse que Kono era o mais popular entre os quatro candidatos.
A pesquisa foi realizada entre cerca de 10.000 pessoas em todo o país para avaliar a opinião pública na fase final da corrida de liderança do LDP, e teve uma taxa de aprovação de 78%.
Em uma pergunta sobre em quem votariam, 45% dos entrevistados selecionaram Kono, 58 anos, membro da facção Aso, seguido pelo ex-ministro de comunicações Sanae Takaichi, 60 anos, que não pertence a nenhum grupo do LDP.
O ex-chefe do conselho político do partido, Fumio Kishida, 64, do grupo Kishida, está em terceiro lugar com 18%, e a corrida é encerrada pelo secretário-geral executivo interino do LDP, Seiko Noda, 61, que não está ligado a nenhuma facção.
Espera-se que quem for eleito nas eleições partidárias receba apoio no parlamento como sucessor do primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, uma vez que o LDP controla a Câmara dos Deputados.
Suga anunciou no início deste mês sua intenção de sair do cargo em razão da queda do apoio público a seu governo em meio a críticas crescentes sobre sua resposta à pandemia de Covid-19.
A pesquisa foi realizada em conjunto com a Tokyo Broadcasting System Television e Fuji Television Network, com e-mails enviados a membros selecionados aleatoriamente de uma estimativa de 54 milhões de usuários de telefones celulares; respostas válidas foram recebidas de 10.90.000 pessoas.
rgh/nvo/vmc/gdc