Na organização do evento, desenvolvido a partir de plataformas digitais, intervém o Instituto Confúcio da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), em conjunto com sua congênere da Universidade de Havana, a Embaixada da China em Lima e a Cinemateca da PUCP.
A programação também inclui a Série de Filmes Chineses com filmes selecionados em festivais internacionais e a conferência metodológica em sala de aula da medicina tradicional chinesa ministrada pelo graduado em enfermagem Carlos Antonio Delgado.
O programa desta segunda-feira também inclui uma entrevista sobre artes marciais do país asiático, com o professor Paul Jiménez, psicólogo clínico e diretor da tradicional escola de artes marciais chinesas no Peru e presidente da Associação Sul-americana de Chen Taichichuan Wang Xi´an System.
Para o próximo dia 28, as instituições envolvidas propõem uma dissertação sobre Wei Qi (Go), sua história e introdução à ilha, do engenheiro Rafael Torres, atual presidente da Academia Cubana de Go e o primeiro cubano a participar de um campeonato mundial dessa disciplina no Japão.
Também a discussão sobre Os chineses no processo de formação da nacionalidade cubana, no século XIX, assumida por Aleagna Cabrera, vice-diretora do Instituto Confúcio de Havana e professora assistente de História Contemporânea.
Outros tópicos são a arte chinesa do século 19 e a coleção do Museu Nacional de Artes Decorativas da pesquisa de seu diretor e curador Yosvanis Fornaris e o workshop de postura de forma essencial de taichi estilo Chen, liderado pelo professor e psicólogo clínico Paul Jimenez.
A lista também contém palestras sobre Chinatowns na América Latina com apresentação da socióloga e professora Yrmina Gloria Eg; as essências interculturais na imprensa chinesa de Havana, difundidas por Reinier Aldazábal e os descendentes do dragão com o acadêmico Chen Zi.
As propostas também incluem a amostra etimológica do acervo da Casa-Museu da Ásia do Escritório do Historiador da Rota da Seda com o diretor da Casa da Ásia, Yamir Macías, e a museóloga dessa instituição, Michelle García. As atividades, programadas até 30 de outubro, vão comemorar o Dia Mundial dos Institutos de Confúcio, os aniversários do nascimento de Mestre Confúcio; o estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e a China e o Dia Nacional da China.
jcm / dgh / ls/gdc