Conforme explicado pelas autoridades sanitárias, o país já registra quase 68 milhões de doses recebidas e está se aproximando dessa meta no Plano Nacional de Vacinação contra a SARS-CoV-2 para continuar completando esquemas e colocar o pé no acelerador no caso dos mais jovens antes do final do ano.
Além dos dados animadores que permitiram avançar desde a semana passada na reabertura de várias atividades e permitir a entrada de estrangeiros de países vizinhos, entre outros, o país comemora 17 semanas com queda nos casos Covid-19 e também com diminuição nas entradas de pacientes em unidades de terapia intensiva.
Desde o início da vacinação em dezembro passado, o Governo conseguiu adquirir diferentes tipos de vacinas que continuam a chegar em diversos voos ao país.
No total, de acordo com a Monitoração de Vacinação, já são 50.910.55 vacinas aplicadas em todo o território, o que permitiu atingir a cobertura em regime completo de 46,7 por cento da sua população total, valor que ascende a 64,8 por cento por cento na população com mais de 18 anos.
Existem também locais onde poucos casos são relatados e a distante província da Terra do Fogo foi a primeira a obter imunidade coletiva após vacinar 93% de sua população com a primeira dose e 72% com o esquema anti-Covid-19 completo.
Em reunião ontem, os Ministros da Saúde valorizaram o trabalho desenvolvido nestes meses e também chegaram a um consenso federal para avançar na plena e criteriosa frequência escolar, no quadro de uma diminuição sustentada de casos e hospitalizações.
O chefe da Saúde da Nação, especificou que o país vai ultrapassar 73 milhões de doses com a chegada de vários voos esta semana.
mem / may / hb