A prova da categoria UCI 2.2, organizada pela Federação Colombiana de Ciclismo e apoiada pelo Ministério do Esporte, terá sua largada em Villavicencio, capital do departamento de Meta, e se estenderá até domingo, 3 de outubro, encerrando em Bogotá.
Este grande grupo de pilotos é formado por 82 ciclistas de elite, 75 sub-23 e 13 juvenis, uma participação histórica que supera a do ano passado, onde 130 mulheres correram em 23 equipes.
A equatoriana Miryam Núnez se destaca na ampla lista de ciclistas, e venceu a edição 2020 e busca este ano manter o título de líder da equipe Liro Sport-El Faro.
Também nesta competição estará a suíça Doris Schweizer à frente do Team Illuminate, que também terá a americana Annick Chalier, a canadense Helena Coney, a japonesa Shoko Kashiki e a israelense Shani Berger.
Além disso, a chilena Aranza Villalón lidera o Avinal Carmen de Viboral, a costarriquenha María Vargas lidera a equipe Go Rigo Go CR, a mexicana Anet Barrera com a Pato Bike, Katiuska García vai liderar a equipe venezuelana e Leslye Ojeda com a equipe Pichincha do Equador.
Nesta sexta edição serão seis etapas, com 524,2 quilômetros de percurso que incluem dois dias de circuito, duas chegadas em altura e um contra-relógio individual.
ga/otf/cm