A utilização de técnicas superiores na produção da levedura torula – nutriente com mais de 40% de proteína – permite maior eficiência produtiva e menores custos, reiterou a chefe do Grupo de Biotecnologia Animal da Diretoria de Bioengenharia de Icidca, Caridad Suarez
O uso da cachaça produzida nos engenhos de açúcar também está sendo diversificado, com base nas condições locais e em favor da alimentação e fertilização animal, disse o especialista do Instituto Cubano de Pesquisa de Derivados da Cana de Açúcar (Icidca) em uma conversa com a Prensa Latina.
Estamos procurando obter novos produtos com a aplicação de processos biotecnológicos, acrescentou.
A este respeito, mencionou o projeto e a implementação de um sistema de obtenção de ração seca com base em produtos da agroindústria açucareira.
Também mencionou o treinamento de recursos humanos e a consolidação de um serviço de extensão ligado à alimentação animal.
Tudo isso faz parte de um macroprojeto que está sendo realizado com a participação do Icidca e outras instituições e organizações relacionadas à pesquisa e produção de ração animal no país.
Este programa visa estudar a industrialização em pequena, média e grande escala de todos os substratos possíveis e o desenvolvimento de formulações para aves, peixes e coelhos através do desenvolvimento de polos de produção, disse ele.
Suárez salientou a importância do macroprojeto para o aumento da produção animal, substituição de importações e soberania alimentar do país.
rgh/rs/bm