26 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo da Venezuela favorece retorno de migrantes

Governo da Venezuela favorece retorno de migrantes

Caracas, 28 set (Prensa Latina) O Governo da Venezuela favorece hoje o retorno voluntário de migrantes em situação de vulnerabilidade em outros países da América do Sul, onde são vítimas de episódios de xenofobia, disse o presidente Nicolás Maduro.

Durante um discurso público, o chefe de Estado reiterou sua rejeição aos recentes atos de violência e discriminação perpetrados contra os venezuelanos na cidade chilena de Iquique, incluindo uma operação para expulsar seus abrigos temporários pelas autoridades e a queima de seus pertences por setores extremistas.

Nesse sentido, Maduro ratificou o compromisso do Executivo Bolivariano de garantir o retorno seguro à Venezuela de todos os migrantes que o desejem, para o qual ordenou a imediata ativação do plano ‘Vuelta a la Patria’ (Volta à Pátria, em espanhol).

‘Os venezuelanos agredidos em Iquique têm uma pátria que os acolhe e os ama’, sublinhou o presidente, condenando a campanha de ódio e a deturpação do fenômeno migratório, bem como o claro componente anti-venezuelano das políticas de deportação do governo, afirmou ele.

‘Boa parte da responsabilidade por esses ataques contra o povo venezuelano corresponde à posição de líderes da oposição que espalham o ódio contra o país por todo o continente’, disse o presidente.

O chanceler Félix Plasencia informou na véspera o andamento da coordenação com a Embaixada da Venezuela no Chile e as autoridades competentes para repatriar compatriotas vítimas de ataques xenófobos.

Da mesma forma, o Executivo Bolivariano coordenará com o governo do Peru uma ampliação especial do Plano Volta à Pátria, que incluiria 42.000 venezuelanos que desejam retornar à sua pátria, segundo fontes oficiais.

Em repetidas ocasiões, as autoridades de Caracas denunciaram a manipulação do fenômeno migratório por agentes externos para justificar posições intervencionistas nos assuntos internos da nação sul-americana.

Por sua vez, a Relatora Especial da ONU, Alena Douhan, reconheceu o impacto das medidas coercitivas implementadas pelos Estados Unidos no aumento da migração de cidadãos venezuelanos para outros países, em busca de uma melhor situação econômica.

npg/wup/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES